Hiya Angaria 18 milhões de dólares para transformar as chamadas móveis a nível mundial

Rodada da Série A liderada por Balderton Capital

HiyaA Lumia Inc., a startup em rápido crescimento que torna as chamadas de telemóvel mais contextuais para milhões de utilizadores, anunciou hoje que angariou 18 milhões de dólares em financiamento de Série A para se expandir globalmente. A ronda foi liderada pela Balderton Capital, o principal investidor europeu de capital de risco em fase inicial, com a participação da Nautilus Venture Partners e da Lumia Capital. O sócio geral da Balderton, Lars Fjeldsoe-Nielsen, um dos primeiros executivos da Uber e da Dropbox, juntar-se-á ao conselho de administração da Hiya.

Fundada pelo empreendedor em série Alex Algard, a Hiya foi lançada em 2016 para revolucionar a forma como as pessoas fazem e recebem chamadas telefónicas. A empresa analisa mais de 3,5 mil milhões de chamadas por mês para fornecer informações contextuais ricas aos utilizadores sobre quem está do outro lado da linha. Hiya também facilita a realização de chamadas para empresas, integrando a experiência de pesquisa local diretamente no marcador do telefone.

A empresa já fornece estes serviços a mais de 20 milhões de utilizadores em 196 países, principalmente através de parcerias com alguns dos principais operadores e fabricantes de smartphones do mundo, incluindo a AT&T e a Samsung mobile. Sediada em Seattle, a Hiya está a crescer rapidamente com mais de 50 funcionários em quatro escritórios em todo o mundo.

O novo capital será utilizado para a expansão nacional e internacional, com uma parte significativa investida no apoio e expansão do roteiro de produtos de IA e aprendizagem automática da Hiya, bem como no crescimento das suas equipas de dados e engenharia. A empresa planeia duplicar o seu número de funcionários no próximo ano.

"À medida que a indústria das telecomunicações se torna mais competitiva, os principais operadores sem fios e os OEM de smartphones estão a adaptar-se, inovando mais rapidamente do que nunca - e a Hiya está a ajudá-los", afirma o CEO da empresa, Alex Algard, que se mudou para Londres para supervisionar a expansão internacional da Hiya. "Estamos agora em modo de hipercrescimento e este investimento ajudará a manter o nosso ímpeto. Mas também estamos a beneficiar de um know-how estratégico e operacional exclusivamente relevante para o sector móvel. O Lars e o Chris Rogers da Lumia Capital, por exemplo, passaram muitos anos nas trincheiras como fundadores ou primeiros executivos a construir a Uber, a Dropbox e a Nextel."

Base de dados global
Através de parcerias estabelecidas com a AT&T, Samsung, T-Mobile, ZTE e aplicações próprias para Android e iOS, a base de dados global da Hiya com informações abrangentes sobre o perfil do autor da chamada identifica números legítimos e bloqueia chamadas de spam ou fraudulentas conhecidas, permitindo que os utilizadores evitem ser vítimas de actividades fraudulentas cada vez maiores.

Hiya O Business Profiles, que foi lançado no início deste ano e está disponível integrado na funcionalidade de marcação para utilizadores Samsung como "Samsung Places" em mais de 28 países, melhora a experiência de chamadas telefónicas entre consumidores e empresas. Com a pesquisa e descoberta integradas, os utilizadores podem rapidamente encontrar e ligar para qualquer empresa local diretamente a partir dos marcadores de telefone Samsung, eliminando a necessidade de realizar uma pesquisa na web ou abrir uma aplicação de terceiros.

"A equipa do Hiya está a embarcar numa enorme viagem para combater a ameaça crescente do spam e das chamadas fraudulentas a uma escala global e, nesse processo, está a construir uma base de dados mundial de empresas locais", afirma Lars Fjeldsoe-Nielsen, da Balderton, que será o quarto diretor do Hiya, juntamente com Alex Algard, Geoff Entress, diretor executivo da Pioneer Square Labs, e Mike McSherry, diretor executivo da Xealth.

"Estamos incrivelmente entusiasmados com o potencial da tecnologia contextual da Hiya incorporada na aplicação dialer, que facilita a ligação entre as empresas locais e os consumidores no momento ideal."

Sobre a Hiya
Hiya A está a revolucionar a forma como as pessoas fazem e recebem chamadas telefónicas. Com a missão de proporcionar uma melhor experiência telefónica, o Hiya Caller and Business Profiles fornece aos utilizadores um contexto importante, dando-lhes a informação certa no momento certo. Através da análise de mais de 3,5 mil milhões de chamadas por mês, Hiya protege dezenas de milhões de utilizadores de chamadas indesejadas de robôs e spam em todo o mundo. Hiya está disponível como uma aplicação para consumidores no Google Android e iPhone e está integrado na experiência telefónica para AT&T Call Protect, T-Mobile Name ID, ZTE Axon 7 e Samsung Galaxy S7, Galaxy S8, Galaxy Note8 e todos os utilizadores das séries A e J em todo o mundo. Para mais informações, visite www.hiya.com.

Sobre a Balderton Capital
A Balderton Capital é a maior investidora de capital de risco em fase inicial na Europa, focada exclusivamente em empresas tecnológicas europeias na Série A. Com sede em Londres, a empresa gere 2,3 mil milhões de dólares e investe em empreendedores que constroem negócios ambiciosos a nível global. Os sócios e a equipe de consultoria da Balderton incluem os fundadores e líderes operacionais de empresas multimilionárias, incluindo Business Objects, Dropbox, Google, Uber e Yahoo. Os investimentos incluem Talend, Magic Pony Technologies (Twitter), Betfair, e YOOX Group. Entre o portfólio atual da Balderton estão: Aircall, Carwow, Citymapper, Kobalt Music, LoveCrafts, Nutmeg, Prodigy Finance, Revolut, ROLI, SOPHiA Genetics, The Hut Group e Zopa. Para mais informações, veja http://www.balderton.com ou siga @balderton.

19 de outubro de 2017

pr@hiya.com