Fraude telefónica aumenta em todo o mundo de acordo com o novo relatório da indústria

30 dos 39 países analisados por Hiya registaram um aumento de chamadas de fraude no segundo trimestre

Seattle, Washington (10 de agosto de 2023) As fraudes telefónicas em cada país atingiram novos patamares no segundo trimestre, de acordo com o relatório Q2 2023 Global Call Threat Report publicado hoje pela Hiya, líder em segurança de voz. Alguns golpes monitorados por Hiya adotaram uma abordagem de "espingarda", lançando milhares de chamadas automáticas destinadas a usuários desavisados da Amazon, enquanto outros foram direcionados estritamente a imigrantes ou idosos.

Embora o volume global de chamadas de spam, que o Hiya define como chamadas indesejadas, incluindo fraudes e incómodas, tenha diminuído em relação ao primeiro trimestre, os dados recolhidos e examinados pelo Hiya mostraram que a taxa de chamadas fraudulentas aumentou em 30 dos 39 países no segundo trimestre, com destaque para Porto Rico, República Checa e Austrália.

Do primeiro para o segundo trimestre, a taxa de fraude telefónica aumentou 375% em Porto Rico, 177% na República Checa e 170% na Austrália. Completando o top 10: Índia (164%), Israel (155%), Polónia (145%), Nova Zelândia (144%), Indonésia (137%), Singapura (116%) e Eslováquia (83%).

Alguns países viram as suas taxas de fraude telefónica diminuir no segundo trimestre, liderados pela Áustria (diminuição de 33%), Reino Unido (diminuição de 28%) e Portugal (diminuição de 9%). Três países - Grécia, Suécia e Canadá - não registaram qualquer aumento ou diminuição numa base trimestral.

O Global Call Threat Report compara o volume e a taxa de chamadas suspeitas de spam em mais de três dúzias de países em todo o mundo. Os dados do relatório de Hiyabaseiam-se em chamadas que atravessam a rede de segurança de voz de Hiya, que inclui dispositivos Samsung com Smart Call e a aplicação móvel de Hiya.

O spam e a fraude telefónica continuam a ser um problema mundial

Hiya identificou 6,5 mil milhões de instâncias de spam telefónico em todo o mundo no segundo trimestre, uma ligeira descida em relação ao primeiro trimestre (6,7 mil milhões de chamadas de spam). Em média, o Hiya encontrou 500 milhões de chamadas de spam telefónico por semana (ou cerca de 70 milhões por dia) no segundo trimestre, com um pico de 550 milhões de chamadas de spam na semana de 10 de abril.

Nos EUA, no segundo trimestre, uma em cada quatro chamadas de um não-contacto foi assinalada como "suspeita de spam". As burlas mais populares incluíam fraudes relacionadas com a Venmo, a representação de membros da família e o ressurgimento de burlas relacionadas com a garantia automóvel, que registaram uma queda acentuada em meados de 2022.

Apesar de receberem menos chamadas de spam do que os americanos no segundo trimestre, os canadianos continuam a registar uma percentagem mais elevada de fraudes: 6,3% em comparação com os 1,3% dos EUA. As fraudes de falsificação de identidade foram populares no Canadá no segundo trimestre, com os fraudadores a fingirem ser entes queridos, funcionários do governo e a Amazon.

No Reino Unido, no segundo trimestre, 28% das chamadas de não-contactos eram spam. Destas, uma em cada três eram chamadas fraudulentas - é a percentagem mais elevada de fraude na Europa. As fraudes mais comuns incluíam a Amazon, a Receita Federal e a Alfândega de Sua Majestade e falsificadores de familiares.

A Espanha e a França registaram as taxas mais elevadas de chamadas não desejadas na Europa no segundo trimestre. A taxa de spam em Espanha foi de 44,9% e a de França de 42,5%. Além disso, a Espanha tem a segunda taxa mais elevada de fraude na Europa. As fraudes bancárias foram populares tanto em Espanha como em França.

Na região Ásia-Pacífico, as taxas de spam na Indonésia e em Hong Kong ultrapassaram os 50%.

Pela primeira vez, o site Hiya incluiu dados sobre os estados dos EUA no seu Relatório Global sobre Ameaças às Chamadas. Embora Oklahoma seja o 28º estado mais populoso, teve a maior taxa de spam dos EUA - pouco menos de 25%. Os residentes de Oklahoma receberam uma média de 12 chamadas de spam por mês no segundo trimestre. Texas (24%), Ohio (24%), Indiana (24%) e Missouri (23%) completam os cinco primeiros.

Enquanto Oklahoma encabeçou a lista de chamadas de spam, o estado que recebeu a maior percentagem de chamadas fraudulentas no segundo trimestre foi Connecticut, seguido pela Califórnia e Ohio. Em cada um desses três estados, mais de 1% das chamadas indesejadas eram fraudulentas.

A IA no centro da questão do spam e da fraude telefónica

Vários dos países apresentados no relatório do segundo trimestre do Hiyaregistaram um aumento de burlas em que os burlões se faziam passar por membros da família. Embora os utilizadores do Hiya não tenham comunicado fraudes com membros da família geradas por IA, surgiram notícias nos EUA, Canadá e Reino Unido.

"As fraudes geradas por voz com IA são muito provavelmente o modelo do futuro e esperamos encontrar cada vez mais provas no futuro", disse Kush Parikh, Presidente da Hiya. "Para lidar com esta tática emergente, as operadoras devem implementar soluções de segurança de voz mais fortes para proteger os seus assinantes."

Hiya O Protect é uma solução completa de proteção de chamadas que permite às operadoras móveis proteger os seus assinantes, bloqueando chamadas fraudulentas e rotulando chamadas incómodas. É alimentado pela IA adaptativa, um sistema de proteção contra spam de auto-aprendizagem que utiliza uma abordagem multicamada para analisar todos os aspectos de uma chamada telefónica, desde o número de telefone ao destinatário da chamada, a empresa que efectua a chamada e as características da própria chamada. Para mais informações sobre o Hiya Protect, visite o sítio Web ou envie-nos uma mensagem

Para ver o relatório completo do Q2 Global Call Threat Report de Hiya, descarregue uma cópia aqui.

Hiya tem a confiança de empresas, operadoras e consumidores de todo o mundo para fornecer ligações seguras e envolventes e impedir chamadas indesejadas. Construído sobre a Plataforma de Segurança de Voz líder mundial, Hiya liga as empresas aos seus clientes, ajuda as operadoras a proteger as suas redes e protege as pessoas de chamadas de spam e fraude. HiyaAs aplicações SaaS da Hiya , Connect e Hiya Protect, servem mais de 250 milhões de utilizadores na rede Hiya , permitindo a proteção de chamadas e a identidade para a AT&T, EE, Samsung, Ericsson e muito mais. Saiba mais em www.hiya.com.

10 de agosto de 2023

Elise Harrington