A Telenor Norway utiliza o site Hiya para travar uma nova vaga de chamadas fraudulentas dirigidas aos noruegueses

Chamadas fraudulentas aumentam 39% na Noruega, destacadas pelo recente ataque de mais de 200.000 chamadas fraudulentas da Coreia do Norte em um único dia

A Telenor Norway implementou a segurança inteligente de chamadas da 's para proteger os seus assinantes contra fraudes e chamadas incómodas. HiyaO serviço de segurança da 's está integrado na aplicação Se Hvem da Telenor para iOS e Android, e detecta e assinala chamadas fraudulentas e incómodas para os utilizadores da Telenor Norway. Quando uma recente vaga de 200 000 chamadas fraudulentas da Coreia do Norte atingiu a Noruega a 13 de janeiro, os utilizadores da Telenor Norway protegidos pela etiquetagem de fraude da Hiyanão foram vítimas do ataque fraudulento generalizado.

"Temos o prazer de estabelecer uma parceria com a Telenor Noruega e fornecer nossos insights e inteligência global para garantir que seus clientes permaneçam protegidos contra essas ameaças globais de fraude".

"Não há dúvida de que os noruegueses são alvos procurados pelos golpistas", diz Ric Brown, diretor de telefonia celular da Telenor Noruega. "Agora que estamos introduzindo uma solução mais inteligente no mercado, esperamos que seja um pouco mais fácil de manobrar no que é uma paisagem cada vez mais opaca". No entanto, eu ainda encorajaria todos a terem uma precaução especial e a familiarizarem-se com os tipos de esquemas que são comuns".

O lançamento do novo serviço acontece à medida que as chamadas de fraude continuam a aumentar na Noruega, com um aumento de 39% nas chamadas de fraude em 2020. De acordo com uma pesquisa recente da Telenor, mais de 1 em cada 3 noruegueses relatou ter sofrido chamadas fraudulentas e 17% relatou um aumento durante a pandemia da COVID-19.

"A recente onda de tentativas de fraude contra noruegueses destaca a necessidade de uma camada adicional de segurança de voz para manter as pessoas protegidas contra chamadas fraudulentas", disse Kush Parikh, COO do Hiya . "Temos o prazer de fazer parceria com a Telenor Norway e fornecer nossos insights e inteligência globais para garantir que seus clientes permaneçam protegidos contra essas ameaças globais de fraude."

O aumento do número de chamadas fraudulentas foi evidenciado a 13 de janeiro, quando foram detectadas mais de 200 000 chamadas fraudulentas dirigidas a noruegueses a partir de números de telefone norte-coreanos suspeitos. A campanha utilizou o método Wangiri, uma das fraudes telefónicas mais difundidas no mundo, em que os burlões telefonam à vítima e desligam depois de um toque, para a induzir a telefonar de volta para um número de tarifa majorada, que é a forma de os burlões lucrarem. De acordo com a Telenor, mais de 2.000 noruegueses ligaram de volta, mas nenhum utilizador protegido pela etiqueta de fraude do Hiyadevolveu a chamada.

Os clientes móveis na Noruega podem saber mais sobre este novo serviço e o aplicativo Se Hvem visitando https://www.telenor.no/privat/mobil/app/se-hvem/.

19 de janeiro de 2021

pr@hiya.com